quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sobre Tim Burton


Eu nem iria postar nada  hoje, mas após ler e estar aqui pesquisando algumas bobeiras, recordava-me  que havia um bom tempo desde a última vez que vi o filme Edward The  Scissorhands (Edward Mãos de  Tesoura) de  Tim Burton,só que  Tim Burton se resume  a bem mais que só este clássico que concerteza não emociona apenas Góticos,mas  toda e qualquer pessoa  que o veja,mesmo repetidas vezes na Sessão da Tarde ou nas madrugadas a fora. Tim Burton é autor de  Filmes como  A Noiva Cadáver,Bettlejuice(Os Fantasmas se Divertem)A Fantástica,Fábrica de Chocolates entre outros, grandes clássicos Góticos no Post  a seguir você vai conhecer e entender mais sobre a vida deste Gênio.Post  com  fonte do Blog Cranik>>>http://www.cranik.com/o_estranho_mundo_de_tim_burton.html

Abaixo segue-se os dados e a postagem.


O ESTRANHO (?) MUNDO DE TIM BURTON 
por Ademir Pascale - Crítico de Cinema e Editor do Portal Cranik -ademir@cranik.comClique Aqui e conheça a Equipe Cranik
 
O ESTRANHO (?) MUNDO DE TIM BURTON - (Foto Divulgação)




    Timothy William Burton - sob o pseudônimo de "Tim Burton" -, nasceu em Burbank, na Califórnia, no dia 25 de agosto de 1958. Burton foi um garoto sonhador e apaixonado - para não dizer, obcecado - por filmes de terror de baixo-orçamento. Já na adolescência, ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia por três proveitosos anos e, logo após, foi contratado pela Walt Disney Studios, com o cargo de Aprendiz de Animador.

Quem diria que anos depois seria o grande cineasta Tim Burton?

A Disney, infelizmente, não mostrou muito interesse pelos trabalhos "estranhos" de Burton, deixando o grande garoto infeliz (as personagens dos desenhos animados de Burton geralmente são dotados de grandes olhos esbugalhados – isso quando possuem olhos –, são maltrapilhos e, na maioria das vezes, como a própria Disney pronunciou, parece que foram "atropelados".

O cenário gótico também é um dos pontos marcantes do cineasta. Notem que a maioria dos grandes gênios mundiais, cineastas, cientistas, físicos, matemáticos, artistas, autores, etc., sempre encontraram terríveis obstáculos no percurso do sucesso, simplesmente pelo fato de serem diferentes e incompreendidos.

Sei que foge um pouco do contexto deste artigo, mas gosto de citar “historinhas” e dar exemplos, e o caso de Thomas Edison é um deles. Assim como Albert Einsten, Edison foi rejeitado no colégio, até que largou o estudo em sala de aula, sendo educado pela mãe em sua própria casa. Posteriormente, o que ele criou? A lâmpada elétrica.

O medo de expor nossas idéias, quando estas fogem do cotidiano do ser humano, é grande, mas aqueles que o fazem geralmente são reconhecidos no futuro. Há desculpas, como o medo do fracasso e a falta de tempo. Digamos que nós poderemos ser tachados de “workaholics” (viciados em trabalho) e sem tempo para nada, mas aqueles que persistem conseguem o que querem.

Tim Burton - Foto Divulgação
A britânica J. Rowling é um destes exemplos. Divorciada, morando de aluguel, com pouco dinheiro e tendo uma filha pequena para criar, escreveu mais de trezentas páginas da obra "Harry Potter e a Pedra Filosofal", persistiu por vários anos para a sua publicação, e conseguiu. Hoje, é a segunda mulher mais rica do mundo, perdendo apenas para a Rainha Elizabeth. Peço desculpas pelos exemplos similares aos de um texto de auto-ajuda, mas este é meu estilo, além de que os achei convenientes para que vocês sintam a verdadeira essência do gênio e batalhador chamado Tim Burton.

Mas você sabe qual é a relação entre o aristocrata e romancista inglês Horace Walpole (1717 -1797) e o cineasta estadunidense Tim Burton?

Horace Walpole foi o idealizador do romance gótico com a primeira obra do gênero mundial, "O Castelo de Otranto" (1764). Já o estiloso Tim Burton é conhecido por seus incríveis longas-metragens góticos, como Edward Mãos de Tesoura, A Noiva-Cadáver, O Estranho Mundo de Jack, e outros, como Batman, pois quem seria melhor do que Tim Burton para fazer uma interpretação do gótico super-herói?

Horace Walpole foi o pai do estilo gótico literário, tendo influenciado outros grandes autores, dando destaque para Mary Shelley (1797-1851), autora da obra “O Moderno Prometeu” e da tétrica criatura Frankenstein. Posteriormente - dando um salto no tempo -,
viriam os grandes cineastas góticos, sendo um deles o Tim Burton.

O estilo de Tim Burton é incrível; sombrio, dramático e cômico. A parceria em vários trabalhos com o ator Johnny Depp é promissora, e esta dupla já rendeu muitas cifras para as produtoras e seus envolvidos. 

(Um dos últimos trabalhos da dupla é um musical da Paramont Pictures, dirigido por Burton, "Sweeney Todd", tendo como protagonista, claro, Johnny Depp). 

Burton não agrada somente aos adultos com o seu "diferente" estilo, mas também às crianças. A Noiva-Cadáver e O Estranho Mundo de Jack - como produtor, juntamente de Denise Di Novi - são grandes exemplos. Os adolescentes também se deleitam com as peripécias desde gênio, que a convite dos músicos "The Killers" dirigiu o videoclipe intitulado "Bones". - A música é parte integrante do álbum "Sam's Town". Assista ao clipe clicando aqui.

Com o gênero terror mais apimentado, temos a versão do clássico “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça”, dirigido por Tim Burton em 1999. Com um estilo diferenciado, temos “Ed Wood, o pior diretor de todos os tempos”, uma homenagem e um retrato da vida do cineasta Ed Wood, sendo protagonizado por Johnny Depp. O filme foi lançado em 1994. (O longa Ed Wood, ganhou 2 Oscars, um de melhor ator coadjuvante para Martin Landau e o outro de melhor maquiagem). Ainda posso citar o incrível remake baseado no livro de Roald Dahl “A Fantástica Fábrica de Chocolates”.

O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra & Outras Histórias
DICA DE LIVRO
O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra & Outras Histórias
Autor: Tim Burton
Editora: Girafinha
Nº de páginas: 128

O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra & Outras Histórias de TIM BURTON

MINI-SINOPSE
Escrito e ilustrado por Tim Burton. As ilustrações evocam a doçura e a tragédia da vida, o autor apresenta uma galeria de personagens infantis muito peculiares. Incompreendidos e desajustados, eles lutam para encontrar amor e aceitação em um mundo cruel. O TRISTE FIM DO MENINO OSTRA E OUTRAS HISTÓRIAS, é um livro estranho(?), chocante e melancólico de heróis desesperançados e infelizes que remetem ao lado negro que existe em todos nós.

TRECHO DA OBRA
“Era uma vez um melão melancólico
Passava o dia inteiro macambúzio
Querendo a hora do próprio velório
Ora, cuidado com os teus pedidos!
Pois o dele foi de pronto atendido
O último som que entrou em seus ouvidos
Foi o ‘ploft’ em que acabou dissolvido.”

FILMES
Se você não conhece muito bem os trabalhos do cineasta, assista aos filmes listados da filmografia abaixo e, para finalizar, lembre-se: “Nunca tenha medo de errar e expor suas idéias”, use como apoio a história dos grandes gênios.

FILMOGRAFIA
2008 - Believe It or Not
2006 - Sweeney Todd
2005 - A noiva-cadáver
2005 - A fantástica fábrica de chocolate
2003 - Peixe Grande e suas histórias maravilhosas
2001 - Planeta dos macacos
1999 - A lenda do cavaleiro sem cabeça
1996 - Marte ataca!
1994 - Ed Wood
1992 - Batman - O Retorno
1990 - Edward Mãos de Tesoura
1989 - Batman - O filme
1988 - Os fantasmas se divertem
1985 - As grandes aventuras de Pee Wee
1984 - Aladdin e a lâmpada maravilhosa (TV)
1984 - Frankenweenie (curta-metragem)
1982 - Hansel and Gretel (TV)
1982 - Vincent (curta-metragem)


Fonte:http://www.cranik.com/o_estranho_mundo_de_tim_burton.html

2 comentários: