sábado, 3 de setembro de 2011

Oscar Niemeyer

Venho através desta postagem homenagear ,um grande e ilustre cidadão brasileiro. Seu nome é Oscar Nyemeyer, arquiteto, por sinal um dos mais respeitados e ovacionados de todos os  tempos, que aos 103 anos, ainda preojeta lindas obras de arte,por que não assim dizer,por que seu abstratismo,o modo inovador ,estruturas que nunca se pensaram em ser criadas, e o que me deixou mais orgulhoso ainda , é que este fabulos gênio é Ateu, eu já tinha ouvido comentar sobre isso, mas não havia procurado confirmar estas informações, até que por acaso em minhas "andanças" pela internet achei a entrevista a seguir, aqui irei apenas  colá-la qui, sem nenhuma alteração, eu gostei da entrevista espero que agrade a vocês também!
*Entrevista realizada por  Enock cavalcanti  ( Página do Encock)

MORA NA FILOSOFIA - Oscar Niemeyer, arquiteto ateu que construiu igrejas pelo mundo afora, confessa que as igrejas nunca o fizeram cogitar a possibilidade de existência de Deus.

30/08/2011 - 07:43:00


Oscar Niemeyer, um dos mais aclamados arquitetos do mundo Oscar Niemeyer, um dos mais aclamados arquitetos do mundo

Catedral de Brasília, uma das mais conhecidas igrejas de Niemeyer Catedral de Brasília, uma das mais conhecidas igrejas de Niemeyer

As convicções de NIEMEYER frente à conjuntura atual


Segundo relatos da história, Napoleão teria dito que, dentro da imponente catedral de Chartres, um dos principais exemplos da arquitetura medieval, até os ateus se sentiam desconfortáveis. Nascido em 15 de dezembro de1907, Oscar Niemeyer não teve a chance de contradizer pessoalmente o imperador francês (1769-1821) sobre a atmosfera proporcionada por uma igreja.


Para este arquiteto ateu “desde muito cedo”, igrejas nunca o fizeram cogitar a possibilidade de existência de Deus. Suas convicções, no entanto, não o impedem de projetar várias construções ligadas ao sagrado.


A reportagem e a entrevista é de Bruno Yutaka Saito e publicada pelo jornal Valor Econômico, 22-08-2011.


O livro “As Igrejas de Oscar Niemeyer”, que foi lançado recentemente, reúne imagens e desenhos dessas 16 obras (executadas de fatoou não), como a Catedral de Brasília, o templo da Igreja Adventista do SétimoDia (Paricatuba, PA) e a famosa Igreja da Pampulha (Belo Horizonte, MG).


Inaugurada em 1943, a construção em Minas Gerais causou certo desconforto local à época devido, entre outros fatores, às suas formas inovadoras. Em Pampulha, Niemeyer mostrou as diretrizes de seu trabalhoposterior. Forma e estrutura são um elemento apenas, em que o concretorevela-se plasticamente flexível, resultando em uma construção ousada e sinuosapara a época. Durante anos os cultos foram proibidos na Igreja da Pampulha.


Aos 103 anos, Niemeyer é uma das principais referências deBrasil para o mundo, admirado não apenas por arquitetos e não apenas pelaidade. Este carioca é de uma época anterior a iPhone, internet e televisão, deum tempo em que o homem ainda não tinha chegado à Lua e que duas guerras mundiais encontraram espaço para explodir. Viu as turbulências do Brasil,Getulio Vargas, Juscelino Kubitschek, ditaduras e Fernando Collor, mas continuou firme na sua crença no PT.


“Vivemos um momento importante. Não posso avaliar se este seria o mais promissor de nossa história… Tenho a certeza de que houve avanços sociais relevantes graças ao empenho do presidente Lula”, afirmaNiemeyer.


Se levarmos em conta o benefício da aposentadoria por idade,aos 65 anos para os homens, faz 38 anos que Niemeyer trabalha a mais, já quedescarta a possibilidade de parar.


Eis a entrevista.


Nunca cogitou a possibilidade de acreditar em Deus?


Eu defini essa minha posição em relação à religião desde muito cedo, apesar das minhas origens familiares católicas. Na introdução que escrevi para o livro “As Igrejas de Oscar Niemeyer”, procurei lembrar que na casa dos meus avós maternos em Laranjeiras minha avó organizava missas todos os domingos, a que muita gente assistia. Eram pessoas de muito boa índole, solidárias e generosas, acima de tudo tementes a Deus.


Qual a diferença entre projetar uma igreja e outros tipos de construções? O fato de a igreja se rum lugar sagrado para seus frequentadores interfere no modo como o sr. idealiza o projeto?


Sempre apreciei esse tema, procurando responder, com a minha fantasia de arquiteto, a tal identificação que muitos fazem desses templos religiosos como lugares do sagrado. Isso tudo sem que eu tenha alguma crença dessa ordem.


A sua fé no comunismo nunca se abalou? O sr. acredita que os modelos de esquerda vigentes na Venezuela, em Cuba e na China são eficazes?


Continuo a defender a mensagem básica que é possível reconhecer nos escritos de Marx – a sua confiança no advento de uma sociedade mais justa e mais fraterna. Aprecio muito a coragem política e a capacidade de resistência ao imperialismo dos EUA de líderes como Fidel – em primeiro lugar – e Chávez… Não sou cientista político; portanto, não posso avaliar”tecnicamente” o grau de eficácia do modelo político adotado na Venezuela e na China.


O sr. está gostando do governo de Dilma Rousseff ou preferia o governo do Lula? Por quê?


Estou gostando bastante do governo da presidente Dilma. Acho prematuro fazermos comparações entre este e a gestão de Lula – um líder inconteste do povo brasileiro a quem admiro profundamente.


Os casos de corrupção que acontecem atualmente e aconteceram no governo abalaram a sua confiança no PT?


Atenção, há outros partidos ou integrantes de partidos diversos do PT envolvidos em esquemas de corrupção que vêm sendo desmascarados…


O Brasil está preparado para receber uma Copa do Mundo e uma Olimpíada?


Acho que sim. É bem verdade que caberá a nossos dirigentes políticos assegurar as condições de realização dos grandes eventos desportivos a terem lugar.


O sr. pensa em aposentadoria? O que o motiva a continuar trabalhando?


Que é isso? A arquitetura ainda me convoca, com toda a força, e permanece este meu entusiasmo em prosseguir, realizando esta arquitetura diferente, tão pessoal, que tenho defendido desde o projeto da igrejinha de São Francisco de Assis na Pampulha. Projeto que, aliás, se encontra bem destacado no meu novo livro sobre as igrejas.


Como o sr. avalia o governo Barack Obama? Acredita que a atual crise econômica nos EUA indica a falência de um modelo?


Os Estados Unidos enfrentam nova crise – recorrente – que tem marcado a história do capitalismo. É evidente que todo o quadro presente me preocupa… até porque o aprofundamento de tal crise deverá afetar os países emergentes, a exemplo do Brasil.


Como o ideal comunista do sr. se traduz nos seus projetos?


Considero que não existe essa conexão de que vocês falam. Mas é evidente que os meus projetos têm por objetivo garantir a todos que visitam as minhas obras – independentemente de sua classe ou status social – um momento de surpresa, que é possível associarem a minha busca permanente da beleza e da invenção. Valores que podem ser apreciados por todo o mundo.


 FONTE:http://www.paginadoenock.com.br/home/post/9561?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter


                   A.Rodrigues ( Argoth Gothicko)
            CARPE IDEA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário