terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O Meu Comentário Sobre O 1º Encontro Nacional De Ateus ........ ( Por : A. Rodrigues )

Não vim falar da arrogância de alguns religiosos, nem de nada que tenha relação direta com eles.
Vou apenas endossar algo que já vem sido falado á dias, com relação aos discursos de alguns ateus e não ateus, referente ao encontro nacional de ateus, realizado dia 12/02/12.No qual os membros do Sou Ateu, Brasil ( SAB ) que residem em São Paulo organizaram e foram os idealizadores, eu sou membro do SAB, mas por morar em outro estado, pouco participei. 
O problema maior é que algumas pessoas que apenas, defecam pela boca invés de fazer algo em prol, ou  se tocassem que menos tivessem a ideia de que, quem não atrapalha um pouco ajuda, já seria um grande passo.
O que vou dizer aqui é com relação aos discursos vazios, de pessoas que dizem que nós queremos fundar uma "Nova Religião" sem deuses. Amigo ou você, está de brincadeira ou andou se informando mal OU ainda querendo ganhar uma carona, no "sucesso alheio" que ao meu ver é mera inveja.Mais  chato ainda, ler e ouvir isso de ateus/ agnósticos.
Não queremos uma nova religião, se somos ateus algo em religião não nos agrada.E para princípio de conversa, entre ateus existem diferenças á exemplo humanistas, seculares, livres pensadores, ligados á filosofia ou  mais ciência.
Unir ateus, é algo complicado... mesmo que a descrença seja algo em comum. 
Quando ateus resolvem se reunir, não é pelo fato de querer se unir para "Conspirar  e governar o mundo", isso é paranoia, isso jamais.Seria mais  uma troca de ideias, e até por sermos uma parcela pequena da população é legal  nos conhecermos e despertar em mais pessoas, a vontade de se assumir um ateu ou agnóstico. Conscientizar pessoas que é algo normal,  e que não se deve temer.Nosso propósito não é "desconverter" ninguém, é apenas o nosso modo de usar, do direito que temos de expressar nossa descrença em divindades, e quem sabe assim, nos entrosando mais, algumas diferenças se tornam mínimas.
Ateus se reunirem, o que há de errado nisso? religiosos se unem e trocam experiências e conversam entre si, por que ateus não o podem fazer ?
Se isso é denominado " Religião Ateísta" simples encontros, confesso que não entendo. E tem quem venha com um discurso super arrogante, de que isso é coisa de ateu modinha, amigo por gentileza... Desde quando militar por algo seriamente é coisa de "modinha" ? se fosse assim, há 30 anos ser cristão estava na moda, correto ?
Ser uma pequena parcela para simplesmente aparecer, é masoquismo se você não tem convicção, do que está se propondo á assumir. Além do quê, quem é você para dizer quem é modinha ou não ? sabe da experiência de cada um para que ele chegasse a este posicionamento com relação a crenças em deuses, uma vez que isso também, é  talvez de natureza empírica e particular que levou-se tempo para amadurecer tais ideias e mais ainda para poder dizer quem é, e o que pensa.
Aqui não falo de preconceito, falo de um certo receio pela sociedade em que vivemos.Repito se a cada vez que um grupo de ateus quiser se reunir, somente para conversar sobre descrença e assuntos intrínsecos ao ateísmo, se for religião quando se reúnem leitores de um determinado autor ou fãs de determinada banda, isso for uma religião, existem mais religiões do que pensávamos. 
Vão ter sim momentos que haverá uma maior descontração e piadinhas, sempre rolam, mas vai muito do ateu ou agnóstico. Mas o respeito existe e deve ser mantido, uma vez que ideias podem ser debatidas e contestadas, além do que é mais desgastante debater com ateus, do que com religiosos, pois a descrença é algo que já se tem em comum, embora cada um tenha a sua forma de analisar e defender seu posicionamento.
Ideias podem ser debatidas, contestadas e atestadas, desde que se tenha respeito mútuo.
Aqui deixo de mencionar algumas outras coisas que foram ditas, não por omissão, mas por que estes dizeres e outros abrangem outros grupos, pois que cada um exponha seu ponto, caso queiram entender mais procurem os vídeos respostas ao 1º ENA
Este meu comentário, não representa a ideia de nenhum grupo, associação, movimento ou organização, tanto que o fiz em meu blog pessoal.
No mais nada a acrescentar, deixo aqui o MEU ponto de vista, caso concordem ou discordem todos os comentários, serão respondidos.
Abraços.


Atenciosamente.


A. Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário